O exame de eletroneuromiografia dói?


Muitos pacientes questionam se o exame dói. Essa é uma pergunta comum. A eletroneuromiografia não dói. O exame na verdade é um pouco desconfortável, mas suportável. 

Como dissemos anteriormente no tópico o que é eletroneuromiografia, o exame de eletroneuromiografia é um exame neurofisiológico especializado que serve para avaliar nervos e músculos. A eletroneuromiografia é composta por duas etapas que se complementam: 

  • A primeira etapa relaciona-se ao estudo dos nervos por meio de um estímulo elétrico. 
  • Os estímulos elétricos são no geral de baixa intensidade e rápida duração. Cada estímulo é sentido pelo paciente como "um choque". 
  • O choque torna o exame incômodo, mas isso não significa que o exame de eletroneuromiografia dói.
  • Terminada a primeira parte utiliza-se a avaliação por agulha. Ela é introduzida rapidamente sobre os músculos de interesse para o diagnóstico.
  • A agulha é um pouco mais espessa que uma agulha de acupuntura. Por isso o exame é desconfortável, mas a eletroneuromiografia não dói. 

O exame de Eletroneuromiografia é doloroso?

O exame de eletroneuromiografia não é doloroso, é um pouco desconfortável, mas perfeitamente suportável. Inclusive ele é realizado em crianças e recém nascidos. Não é preciso ter receio, pois o objetivo do seu médico não é lhe causar nenhum sofrimento e sim determinar seu diagnóstico.

Muitos pacientes têm medo de agulha e acabam associando de maneira instintiva a eletroneuromiografia a um exame doloroso.

No entanto, a sensação de dor está mais associada ao medo, ansiedade e tensão muscular. Para melhor avaliação permaneça relaxado.

Ao concluir o exame você estará pronto para dirigir e retornar as atividades de trabalho normalmente.

Esse artigo da Universidade de Utah nos Estados Unidos também esclarece mais sobre o desconforto do exame:  https://healthcare.utah.edu/the-scope/shows.php?shows=0_vsnzfyvq

Assista também o vídeo para mais esclarecimentos se o exame de eletroneuromiografia dói:

Exame de Eletroneuromiografia (ENMG) - Dr Diego de Castro Neurologista

Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP especialista em eletroneuromiografia, doenças neuromusculares, aplicação de botox em doenças neurológicas e neuromodulação.

Em São Paulo o consultório Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista está situado próximo à Avenida Paulista. Seguindo os protocolos de atendimento da Mayo Clinic somos um dos poucos serviços especializados em eletroneuromiografia SP, oferecendo todas as técnicas de ENMG como:

  1. ENMG MMSS
  2. ENMG MMII
  3. ENMG 4 membros
  4. Eletroneuromiografia de Fibra Única
  5. Eletroneuromiografia de laringe 

Você pode nos contactar para saber outras técnicas do exame pelo telefone (11) 3262-4745 ou (11) 98758-7663.

Continue aprendendo sobre eletromiografia lendo nosso próximo artigo: Preparo


No Espírito Santo, Dr Diego de Castro é responsável pelo Serviço de Especialidades Neurologicas - Eletroneuromiografia e oferece eletroneuromiografia em Vitória de fácil localização visando facilitar a realização do exame ENMG em Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari e do interior do Espírito Santo. 

Estamos situados próximos a Assembléia Legislativa e ao Shopping Vitória na Enseada do Suá. 

Marque sua eletroneuromiografia pelo telefone: (27) 99707-3433 ou (27) 99886-7489

Especialidades Neurologicas - Eletroneuromiografia

Endereço: Avenida Americo Buaiz, 501 - Victória Office Tower - Torre Leste - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911

Veja a opinião de nossos pacientes sobre nosso serviço: https://g.page/eletroneuro/review